Fonte: Social Progress Imperative. Índice de Progresso Social 2013.

Objetivo

Fornecer informações úteis e oportunas aos tomadores de decisão do governo, do setor privado e de organizações da sociedade civil, que permitam identificar os pontos fortes e fracos de cada país em termos de progresso social, para que possam concentrar seus investimentos nas áreas que mais contribuem para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Colaboração com as Oportunidades de Impacto

Através da análise de dados do Índice de Progresso Social, promover, desenvolver e manter o impacto das Oportunidades de Impacto da Avina.

O que é o Índice de Progresso Social?

O Índice de Progresso Social é uma iniciativa promovida pelo Social Progress Imperative, da qual a Avina é sócia fundadora, e que através de 57 indicadores fornece informações sobre o progresso social de cada país para que seus formuladores de políticas públicas, organismos internacionais de desenvolvimento, organizações filantrópicas, organizações da sociedade civil e do mundo acadêmico possam concentrar seus investimentos nas áreas que mais contribuem para a promoção do bem estar pleno de seus cidadãos. Esses indicadores medem a capacidade dos países de satisfazer as necessidades básicas de sua população, a ampliação da infraestrutura e de instrumentos que permitam aos indivíduos e comunidades melhorar sua qualidade de vida, e a existência de um ambiente propício para que as pessoas tenham a oportunidade de desenvolver plenamente seu potencial.

Em 2013, foram analisados 50 países, e para 2014 esse esforço global analisará 130 países.

A Avina e seus sócios continuam trabalhando intensamente para aprimorar os métodos do Índice e intensificar sua utilização como medida de desempenho dos países no mundo, assim como na formação de redes de organizações capazes de promover o progresso social em seus países e regiões.

Resultados

  • O governo do Paraguai adota oficialmente o Índice de Progresso Social

    No Paraguai, o Presidente da República, por meio do Gabinete Social, firmou um decreto presidencial pelo qual adota o Índice de Progresso Social publicado anualmente pelo Social Progress Imperative como ferramenta de medição da satisfação das necessidades sociais e ambientais da população.

    Valor Agregado da Avina:
Acesso a Água Clique sobre o vídeo

Principais parceiros do Social Progress Imperative que apoiam o Índice de Progresso Social com a Avina

Instituto de Estrategia y Competitividad del Harvard University, Massachusetts Institute of Technology, Skoll Foundation, Rockefeller Foundation y Banco Compartamos do México

Instituto de Estratégia e Competitividade da Harvard University, Massachusetts Institute of Technology, Skoll Foundation, Rockefeller Foundation y Banco Compartamos do México, que são sócios originais da Social Progress Imperative e que apoiam a consolidação da metodologia do Índice de Progresso Social e sua utilização a nível mundial.

Cisco Systems Inc.

A Cisco Systems Inc., que apoiou o processo de desenvolvimento do Índice com tecnologia e recursos financeiros.

Deloitte Consulting Group SC

A Deloitte Consulting Group SC, que apoia a organização, comunicação e financiamento da utilização do Índice no nível global.

Coca Cola, Vale do Rio Doce, Camargo Correa e Natura Cosméticos

Coca Cola, Vale do Rio Doce, Camargo Correa e Natura Cosméticos, que trabalham para adequar a metodologia do Índice ao estudo do bem estar social das comunidades em vários municípios da Amazônia.

Secretaria Técnica de Planejamento do governo do Paraguai

Secretaria Técnica de Planejamento do governo do Paraguai, que juntamente com várias organizações do setor social, da cooperação internacional e associações empresariais formaram um sólido Grupo de Promoção do Índice.