Fontes: Fundación Avina.

Objetivo

Aumentar a participação cidadã e acelerar a mudança social na América Latina através da incorporação de inovações tecnológicas e parcerias entre movimentos sociais, organizações tecnológicas e governo.

Colaboração com as Oportunidades de Impacto

A ferramenta Tecnologia para a Mudança Social trabalha com parceiros da Avina, através de suas Oportunidades de Impacto em ações voltadas para:

  • Apoiar o desenvolvimento de projetos de tecnologia de caráter cívico que preenchem as lacunas entre movimentos sociais, organizações tecnológicas e governos para promover a construção colaborativa entre atores, e acelerar e aumentar a escala dos processos de mudança social promovidos pelas Oportunidades de Impacto.
  • Revisar e difundir práticas de governo aberto e padrões de dados abertos emergentes.
  • Gerar conhecimento sobre o desenvolvimento de tecnologias de software livre que possam ser reproduzidas e tenham potencial de incidência em políticas públicas.

Resultados

  • Criação e difusão do Fundo Acelerador de Inovações Cívicas

    A Fundación Avina, a Avina Americas e a Omidyar Network firmaram uma parceria para criar o Fundo Acelerador de Inovações Cívicas com o objetivo de desenvolver inovações tecnológicas de caráter cívico que contribuam para acelerar estratégias coletivas de mudança social.

    Valor Agregado da Avina:
  • Criação de novo portal e plataforma que reforçam o uso da tecnologia para a mudança social

    O AppCívico é um novo espaço virtual para o mapeamento realizado pela Avina nos níveis regional e mundial de organizações, iniciativas, aplicações, recursos e atividades sobre o uso da tecnologia para a mudança social, e já se tornou uma referência de informação para a região.

    Valor Agregado da Avina:

Principais Parcerias em 2013

Aware y Rede Nossa São Paulo

Aware e Rede Nossa São Paulo, com os quais trabalhamos para desenvolver uma ferramenta de código aberto que permita o monitoramento de indicadores de qualidade de vida nas cidades e que possa servir para fortalecer o trabalho das organizações da sociedade civil e sua capacidade de incidência em políticas públicas.

Codeando México

Codeando México, com o qual trabalhamos para desenvolver uma plataforma que contribua para o processo de padronização, publicação e consumo de dados abertos no México, promovendo a inovação cívica.

D.A.T.A

D.A.T.A, com quem trabalhamos para apoiar o desenvolvimento de uma série de plataformas online e móveis em código aberto que permita realizar o mapeamento e acompanhamento participativo de problemas urbanos a fim de fortalecer a participação e o diálogo entre diversas comunidades cidadãs e a administração pública no Uruguai.

Fundación Ciudadano Inteligente

Fundación Ciudadano Inteligente, com quem trabalhamos, através do apoio à iniciativa Desenvolvendo a América Latina, para fortalecer o ecossistema de tecnologia para a mudança social na América Latina.

La Factura

La Factura, com quem trabalhamos para desenvolver uma plataforma que permita realizar o mapeamento e monitoramento participativo e que possa se tornar uma ferramenta para promover e estimular a realização de campanhas cívicas.

Omidyar Network

Omidyar Network, coinvestidor com o qual temos uma parceria de três anos que visa ao desenvolvimento de projetos de software livre de caráter cívico, com padrões de dados abertos que contribuam para reduzir as lacunas entre os movimentos cívicos e promovam as estratégias coletivas de mudança social na América Latina, especialmente nas áreas urbanas.

Wingu e a Associação Civil pela Igualdade e Justiça da Argentina (ACIJ)

Wingu e a Associação Civil pela Igualdade Justiça (ACIJ), com quem trabalhamos para desenvolver uma plataforma que gere informações sobre as obras de infraestrutura das comunidades da cidade de Buenos Aires, visando contribuir para que os habitantes dessas áreas possam aprimorar os processos de transparência e prestação de contas das práticas orçamentárias relacionadas a esse tema.

Avina Americas * O que é a Avina Americas?

Em 2013, a Avina Americas assumiu a função de administradora fiscal do Fundo Acelerador de Inovações Cívicas, uma parceria entre a Avina e a Omidyar Network.