Fontes:
1. OMS e UNICEF. Programa Conjunto de Monitoramento de Abastecimento de Água e de Saneamento, 2012.
2. Tribunal Latino-Americana de Água. Situação Hídrica na América Latina.
3,8. CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina. Justiça e inclusão social na América Latina. Acesso universal a agua e saneamento, 2013.
4,5. UNESCO e ONU Agua. . Relatório sobre o desenvolvimento dos recursos hídricos no mundo, Volumen 1, 2012.
6,7. Fundación Avina. Acesso a Água.

Visão de Impacto

Aumentar o número de pessoas com acesso a água e melhorar a qualidade do serviço na América Latina através da inovação, do uso de novas tecnologias e do fortalecimento de modelos de governabilidade democrática.

Agenda Comum de Ação

  • Fortalecer a liderança, gestão e tecnologia nas iniciativas comunitárias de acesso a água e suas associações, e promover seu reconhecimento por parte dos governos, do setor privado e da cooperação internacional.
  • Criar redes nos níveis nacional, regional e continental visando à troca de experiências, modelos inovadores, melhores práticas e conhecimentos técnicos.
  • Estabelecer parcerias com o setor público e privado para melhorar e ampliar os serviços de água e gerar mecanismos financeiros para disponibilizar água para mais famílias.

Mudanças

  • Mecanismos financeiros contribuem para ampliar o acesso a água e melhorar a qualidade do serviço

    Cerca de 420 mil pessoas obtiveram acesso a água e 142 mil melhoraram a qualidade do serviço recebido em comunidades rurais. Além disso, foi realizada a capacitação de 587 líderes comunitários de 221 Organizações Comunitárias de Serviços de Acesso a Água e Saneamento (OCSAS) de 8 países.

    Valor Agregado da Avina:
  • Aumenta o associativismo entre as Organizações Comunitárias de Serviço de Água e Saneamento

    Conseguimos dar visibilidade à gestão comunitária da água e fortalecer o associativismo entre as Organizações Comunitárias de Serviços de Água e Saneamento (OCSAS) para formar redes e federações nacionais que melhorem e ampliem o acesso a esse recurso hídrico na América Latina.

    Valor Agregado de Avina:
Acesso a Água Clique sobre o vídeo

Principais Parcerias em 2013

Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação (COSUDE)

Com quem estabelecemos uma parceria de coinvestimento em Água e Saneamento Rural, que opera em vários países da região e trabalha no intercâmbio e expansão de modelos e ferramentas de gestão do recurso com ênfase em políticas públicas.

CARE International

Com quem trabalhamos na elaboração, difusão e desenvolvimento dos 10 módulos que formam o Programa Unificado de Fortalecimento de Capacidades para organizações comunitárias de serviço de água e saneamento na região da América Latina e Caribe.

Coca-Cola South Latin

Com quem, desde 2012, com o apoio financeiro da The Coca-Cola Foundation, trabalhamos na Argentina, Chile e Peru na "Iniciativa + AGUA", um programa que procura garantir o acesso a água potável através das organizações comunitárias que prestam esses serviços, além de proteger e conservar as fontes de água armazenadas com uma visão ecossistêmica, para prestar importantes serviços hídricos ambientais.

Confederação Latino-Americana de Organizações Comunitárias de Serviço de Água e Saneamento (CLOCSAS)

Com a qual promovemos a associatividade das OCSAS e o fortalecimento de capacidades dos gestores comunitários, o acesso a mecanismos financeiros inovadores e adaptados, e o reconhecimento da importante contribuição deste setor para o desenvolvimento dos países da América Latina e Caribe.

Stockholm International Water Institute (SIWI)

Com o qual somamos esforços para fortalecer a gestão comunitária da água na América Latina em áreas como associativismo continental, e para dar visibilidade à gestão comunitária da água globalmente.

WASH Advocates

Com quem firmamos uma parceria de coinvestimento para apresentar um concurso de projetos de incidência em políticas públicas de alcance mundial.

Xylem Inc

Coinveste conosco para que o parceiro local do nordeste brasileiro, a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), possa levar água potável às escolas onde estudam mais de 2500 crianças por meio de 27 novas cisternas.

Avina Americas * O que é a Avina Americas?

Em 2013, A Avina Americas apoiou a "Iniciativa +AGUA" como administrador fiscal dos fundos de coinvestimento da Coca-Cola Foundation. Também administrou a parceria com o Xylem Watermark para ampliar o acesso a água em escolas do Semiárido brasileiro.