Fontes:
1,3,4,5. Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (RAISG). )Amazônia sob pressão, 2013.
2. PNUMA. Perspectivas do Meio Ambiente na Amazônia. Geo Amazônia, 2009.

Visão de Impacto

Conservar a Amazônia como bem público, através da promoção de agendas multissetoriais comuns que contribuam para a mitigação das mudanças climáticas e garantam a sustentabilidade da região.

Agenda Comum de Ação

  • Consolidar uma plataforma pan-amazônica de diálogo e ação para reforçar a cultura de sustentabilidade e gerenciar políticas e mecanismos de garantias sociais e ambientais que combatam as tendências mais ameaçadoras na região.
  • Instalar capacidade permanente e efetiva na sociedade civil para que ela possa monitorar de maneira independe e em tempo real o desmatamento na região pan-amazônica e utilizar informações para mudar práticas governamentais e empresariais.
  • Consolidar os modelos bem sucedidos de gestão de uso dos solos que evitam o desmatamento no Bioma.

Mudanças

  • Comissão Florestal para monitorar o desmatamento na Colômbia

    A Avina e seus parceiros colaboraram para que o estado de Caquetá, na Colômbia, estabeleça a Comissão Florestal, encarregada de monitorar o desmatamento, gerar ações para evitá-lo e planejar o uso do solo na região.

    Valor Agregado da Avina:
  • O Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento da UNASUR se abre para a participação de comunidades

    Em agosto de 2013, a União de Nações Sul-Americanas(UNASUR), aprovou as diretrizes para a organização do Fórum de Participação Cidadã.

    Valor Agregado da Avina:
Estratégia para o Bioma Amazônico Clique sobre o vídeo

Principais Parcerias em 2013

Articulação Regional Amazônica (ARA)

Com a qual promovemos vínculos entre parceiros amazônicos que discutem alternativas para a conservação da bacia no nível nacional e pan-amazônico.

Climate and Land Use Alliance e Latin America Regional Climate Initiative (LARCI)

Com quem estabelecemos um sistema de previsões de emissões de gases de efeito estufa no Brasil.

Fórum Amazônia Sustentável

Com o qual promovemos a reflexão intersetorial sobre os modelos de desenvolvimento para a Amazônia.

Fundo Vale

Com o qual construímos uma estratégia coordenada que inclui ações conjuntas para o fortalecimento de redes de colaboração e de governança ambiental na Pan-Amazônia.

Grupo de Trabalho Amazônico(GTA)

Com o qual facilitamos a participação de mais de 600 organizações comunitárias da Amazônia brasileira na decisão de políticas de desenvolvimento sustentável, com enfoque na construção de protocolos comunitários para salvaguardas socioambientais.

Rede Latino-Americana de Ministério Público Ambiental

Com quem apoiamos a troca de experiências entre fiscais ambientais que buscam somar esforços para conservar a biodiversidade.

Skoll Foundation

Com quem temos uma parceria para mitigar as mudanças climáticas através da preservação do Bioma Amazônico e seus serviços ambientais.

Avina Americas * O que é a Avina Americas?

Desde 2009, a Avina Americas participa da Estratégia para o Bioma Amazônico como administradora fiscal dos fundos de coinvestimento da Skoll Foundation.