Fontes:
1,3,5. Iniciativa Regional para a Reciclagem Inclusiva .
2. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Nacional do Brasil 2010.
4. Rede Latino-Americana de Recicladores.

Visão de Impacto

Incluir milhões de recicladores na gestão sustentável de resíduos sólidos em parceria com organizações de recicladores, indústrias, entidades governamentais e outros atores estratégicos.

Agenda Comum de Ação

  • Estimular o desenvolvimento de liderança e organização dos recicladores com base na associatividade, formalização e bem comum, e a construção de vínculos intersetoriais para fortalecer o sistema.
  • Promover a criação e implementação de políticas públicas e marcos normativos que estabeleçam sistemas sustentáveis de gestão de resíduos, além de reconhecer e fortalecer o papel dos recicladores.
  • Fomentar cadeias de valor de reciclagem com a perspectiva da responsabilidade social, dos negócios inclusivos e de uma nova economia.

Mudanças

  • Primeiro contrato firmado entre cooperativas de recicladores e o governo de Buenos Aires

    Foi firmado o primeiro contrato entre 12 cooperativas de recicladores e o governo da cidade de Buenos Aires, mediante o qual as duas partes assumem responsabilidades em relação à coleta seletiva de resíduos.

    Valor Agregado da Avina:
  • A Rede de Catadores de Santa Cruz firma um convênio para a formalização de seu trabalho

    Em maio de 2013, a Rede de Catadores de Santa Cruz firmou um convênio de prestação de serviço de coleta seletiva para os distritos 1, 2, 3 e 4 da cidade com a Empresa Municipal de Limpeza de Santa Cruz (EMACRUZ), na Bolívia.

    Valor Agregado da Avina:
Reciclagem Inclusiva Clique sobre o vídeo

Principais Parcerias em 2013

Advanced Innovation Center (AIC)do Chile

Que, em 2013, ajustou e reformulou o vínculo estratégico com a Avina e com a Red LACRE para produzir inovações tecnológica para a cadeia de reciclagem.

CataFácil e Njambre

Com quem, durante o ano de 2013, avançamos no desenvolvimento de ferramentas informáticas para fortalecer a gestão dos recicladores.

Red LACRE

que, em 2013, consolidou sua estrutura, no marco do fim do projeto que temos em conjunto com o financiamento da The Bill & Melinda Gates Foundation.

Rede Latino-Americana por Cidades e Territórios Justos, Democráticos e Sustentáveis

Com quem começamos a construir um vínculo entre a Rede e os recicladores de várias cidades, para que possam incorporar o tema da reciclagem em sua agenda de incidência.

Avina Americas * O que é a Avina Americas?

Desde 2011, a Avina Americas participa da estratégia continental da Fundación Avina para a Reciclagem Inclusiva como administradora fiscal dos fundos de coinvestimento da Coca-Cola Foundation. Em 2013, também assumiu a gestão da parceria com a The Bill & Melinda Gates Foundation para essa estratégia.