Mensagem do Presidente

Em 2014, a Avina completa 20 anos e nós comemoramos este aniversário com a alegria de trabalhar juntos para contribuir para o desenvolvimento sustentável a partir da América Latina.

O objetivo da Fundación Avina, quando foi fundada, era identificar e fortalecer a liderança latino-americana e o empreendedorismo social, através do estabelecimento de vínculos de confiança, respeito e apoio mútuo com milhares de líderes na região, parceiros, assessores e expoentes, para alcançar este impacto.

Os resultados e aprendizagens obtidos levaram a Fundación Avina a investir cada vez mais nas redes que unem diversos líderes e instituições em uma causa comum. É por isso que uma das contribuições que nossos parceiros mais apreciam são os vínculos que facilitamos com outros parceiros e redes internacionais para fortalecer suas ações em prol da mudança e da sustentabilidade.

Nos últimos anos, a Avina vem refinando sua forma de atuação (que chamamos de marco de atuação), com um modelo voltado para a criação e agilidade de processos colaborativos de mudança entre líderes comunitários, acadêmicos, representantes governamentais, cientistas, empresários ou filantropos em agendas comuns para gerar mudanças que contribuam para a sustentabilidade da nossa região e do planeta.

Ler a mensagem do Presidente completa

Para a Avina, fica cada vez mais claro que a América Latina possui um papel importante na construção do mundo de amanhã. A região possui uma riqueza sem igual, uma grande biodiversidade, florestas tropicais, recursos hídricos e solos férteis. Tem mentes brilhantes e modelos inovadores. Conta com uma cultura geral que mescla as culturas do mundo e uma sociedade majoritariamente conectada, democrática e jovem.

Por isso, as soluções que surgem nesta região para lidar com os desafios do desenvolvimento sustentável são relevantes e muitas vezes têm grande potencial de reprodução em outros lugares do mundo.

Por exemplo, na América Latina, há milhões de pessoas que vivem da reciclagem de diferentes materiais e muitas vezes trabalham de maneira informal. Os parceiros da Avina conseguiram realizar grandes avanços para que esses trabalhadores pudessem se fortalecer e melhorar suas condições de trabalho. Em 2013, as cidades de Bogotá, na Colômbia, e Buenos Aires, na Argentina, criaram iniciativas municipais para incorporar formalmente os recicladores em seus programas de gestão de resíduos sólidos, beneficiando milhares de pessoas e suas famílias.

Outra grande realização em 2013 foi a promulgação de uma lei no Chile que estabelece a meta nacional de produzir 20% da matriz energética de fontes renováveis até 2025. A lei é resultado da articulação de um conjunto de organizações sociais e/ou ambientais, empresas, meios de comunicação e órgãos do governo. Este processo colaborativo já está servindo de modelo na Argentina e no Brasil, e sem dúvida poderá ser reproduzido em outros lugares além da nossa região.

O ano de 2014 chegou trazendo muitos desafios, mas também algumas oportunidades importantes para contribuir para a sustentabilidade regional e planetária.

Este ano, na América Latina, haverá sete eleições. Cada uma delas representa uma possibilidade de realizar mudanças democráticas em prol do bem comum, dos bens públicos e de uma nova economia compatível com o desenvolvimento sustentável.

Além disso, será realizada em Lima, no Peru, a próxima conferência internacional sobre mudanças climáticas da ONU, a COP 20, e muitos de nossos parceiros participarão deste evento para definir mecanismos concretos e práticos para enfrentar o desafio das mudanças climáticas, que é um desafio de todos.

A Avina continuará aprendendo e promovendo os processos colaborativos de mudança nas diferentes oportunidades de impacto que, para nós, são prioridade: Acesso a Água, Cidades Sustentáveis, Energia, Estratégia para o Bioma Amazônico, Grande Chaco Americano, Indústrias Extrativas, Inovação Política, Migrações e Reciclagem Inclusiva.

Agradecemos a todos os nossos parceiros na região que trabalham conosco nessas áreas, e também às diferentes organizações internacionais que contribuem para nosso sucesso.

Sabemos que o trabalho conjunto é a única maneira de avançarmos na direção de um futuro mais sustentável para todos.

Sean McKaughan
Presidente do Conselho Diretor

Mensagem Diretor Executivo